sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Olá pessoal!

Vamos falar um pouco sobre o uso das tecnologias na educação. E resolver algumas questões que nos deixam abismados!
Até que ponto essa ferramenta ajudam as crianças e docentes?

Com a chegada da tecnologia várias coisas mudaram na educação, no contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula. Podemos ver nessa imagem a satisfação das crianças em não ter as famosas aulas “tradicionais” e assim mudando um pouco da sua rotina!




Hoje com a chegada de tantas inovações na tecnologia, as pessoas podem ter acesso a livros via internet, e assim não tem a desculpa de que não podem adquirir livros. Isso graças as lan house, tablets, celulares e etc; isso vem ajudando a diminuir que pessoas de baixa renda tenham acesso a conteúdo que não imaginavam ter um dia e assim melhorando o seu conhecimento.





Hoje com o uso dessas novas inovações tecnológica; vem sendo essencial não aprendizagem do ser humano, pois sem o uso dessas ferramentas fica cada vez mais difícil à disputa no mercado de trabalho. Será esse um dos itens que fazem os professores usarem as tecnologias mais cedo? Creio que sim. Acho que com o uso desse artefato só vem a melhorar o ensino, e ter conhecimento as várias coisas que podemos buscar de uma maneira pratica e fácil!


Mas algo nos deixa incomodado, será que o professor não fica a mercê dessas aulas tecnológicas? Independentemente do recurso tecnológico em questão, o professor é o sujeito capaz de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos. Os recursos tecnológicos, bem mais do que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário