segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ROTEIRO DE PROJETO

TEMA: Brincando com a matemática

As crianças dispersam com facilidade e o trabalho somente com a lousa e caderno cansa. Se já ficam cansadas de copiar a matéria imaginem ter que raciocinar para resolver um problema? Já com os jogos e brincadeiras as crianças pensam e refletem sem cansar. Além disso, aprendem uns com os outros. O que é extremamente importante para as relações sociais.

OBJETIVOS: Operacionalizar a construção de jogos didáticos, objetivando o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático utilizando as tecnologias.

PUBLICO ALVO: alunos do ensino fundamental.

AULA 1. Elaborar uma com cálculos matemáticos para que os alunos resolvam usando o celular ou calculadora. Uma espécie de competição, cada aluno resolveria problemas nos quais envolvessem as quatro operações num menor espaço de tempo avaliando, assim, suas habilidades com as tecnologias. Essa atividade seria em uma aula.

AULA 2. Trabalhar o raciocínio dos alunos utilizando jogos da internet. O nome do jogo é “Números Complementares”. O jogo consiste em escolher duas bolinhas cuja soma dê 10 e que estejam conectadas por uma linha de no máximo duas curvas. O objetivo é eliminar o máximo possível de bolinhas, no menor tempo possível. Essa atividade seria dada em uma aula onde cada jogada dura em média 15 minutos. Esse jogo é encontrado no site: http://rachacuca.com.br/jogos/numeros-complementares/

AULA 3. Levar os alunos ao laboratório de informática dividi-los em grupos e propor que cada grupo elabore um jogo matemático utilizando o computador, pode ser um jogo da memória, um dominó, entre outros. Essa atividade seria realizada em três aulas, para que os alunos desenvolvessem o projeto, criassem o projeto e apresentassem o projeto na sala de aula.


CULMINÂNCIA: Elaboração da atividade utilizando o computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário