ROTEIRO
DE PROJETO
TEMA:
Brincando com a matemática
As crianças dispersam com
facilidade e o trabalho somente com a lousa e caderno cansa. Se já ficam
cansadas de copiar a matéria imaginem ter que raciocinar para resolver um
problema? Já com os jogos e brincadeiras as crianças pensam e refletem sem
cansar. Além disso, aprendem uns com os outros. O que é extremamente importante
para as relações sociais.
OBJETIVOS: Operacionalizar
a construção de jogos didáticos, objetivando o desenvolvimento do raciocínio
lógico matemático utilizando as tecnologias.
PUBLICO
ALVO:
alunos do ensino fundamental.
AULA
1.
Elaborar uma com cálculos matemáticos para que os alunos resolvam usando o
celular ou calculadora. Uma espécie de competição, cada aluno resolveria
problemas nos quais envolvessem as quatro operações num menor espaço de tempo
avaliando, assim, suas habilidades com as tecnologias. Essa atividade seria em
uma aula.
AULA
2.
Trabalhar o raciocínio dos alunos utilizando jogos da internet. O nome do jogo
é “Números Complementares”. O jogo consiste em escolher duas bolinhas cuja soma
dê 10 e que estejam conectadas por uma linha de no máximo duas curvas. O
objetivo é eliminar o máximo possível de bolinhas, no menor tempo possível.
Essa atividade seria dada em uma aula onde cada jogada dura em média 15
minutos. Esse jogo é encontrado no site: http://rachacuca.com.br/jogos/numeros-complementares/
AULA
3.
Levar os alunos ao laboratório de informática dividi-los em grupos e propor que
cada grupo elabore um jogo matemático utilizando o computador, pode ser um jogo
da memória, um dominó, entre outros. Essa atividade seria realizada em três aulas, para que os alunos desenvolvessem o projeto, criassem o projeto e
apresentassem o projeto na sala de aula.
CULMINÂNCIA:
Elaboração da atividade utilizando o computador.
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